A pergunta que não quer calar: Por que vocês se mudaram para Enschede-NL?
Para quem não conhece #Enschede é uma cidade com cerca de 160 mil habitantes, que fica na província de #Overijssel e é o décimo quarto maior município dos Países Baixos em termos de população, estamos coladinhos na #Alemanha e a 161km de #Amsterdã.
Sim! Estamos no interior, e tranquilidade me parece ser o sobrenome de Enschede.
Aqui há duas grandes universidades, a #Saxion e a #Twenty e uma delas não há restrição para o números de alunos estrangeiros, logo a cidade é bem habituada a ter imigrantes e há registros de que há cerca de 160 nacionalidades pela cidade.
Antes de contar o porquê acho importante também te contar que a língua oficial é o #neerlandês (no Brasil temos por costume falar holandês, mas já te aviso que a nomenclatura mudou oficialmente em 2020), porém a grande maioria fala inglês. Alias um inglês super fácil de entender!
Como já contei a você eu sou casada com o Diego a 10 anos e este ano fará 12 anos que iniciamos a nossa história. Ele é engenheiro químico e trabalha em uma indústria química a 16 anos (a história profissional é muito inspiradora e em breve eu escreverei
sobre isso), a qual se trata de uma multinacional que fornece insumos para fundições, sim é um nicho super específico e por isso você deve estar lendo e se perguntando "tá e o que é isso?", mas eu não vou me atrever a explicar nesse momento (rs). Enfim, o Diego tem os objetivos profissionais dele e para que seja possível alcança-los ele sabia que seriam necessários alguns passos (e eu também), com isso para chegar aonde ele almeja era necessário ter uma experiência internacional. Ou seja, sabíamos que uma hora nós iríamos morar fora do Brasil, mas para onde sempre foi a incógnita.
Quando conversávamos a respeito a concordância era: só não aceitaremos ir para algum lugar em que o choque cultural seja gigantesco (e cá entre nós tudo também dependeria da proposta). Então imaginávamos que talvez seria para os Estados Unidos, ou algum
país da Europa. No final de 2022 meu marido ficou sabendo a respeito dessa vaga em Enschede. Falaram que essa vaga tinha exatamente o perfil dele, porém por se tratar de uma mudança grande ele precisava ter certeza que toparia vir morar em Enschede para
depois iniciar o processo burocrático. Ok. Lembro como se fosse hoje quando ele me contou.
Vale contar pra você, neste momento, que eu tinha alguns sonhos na vida, como: fazer uma faculdade (o que não foi fácil pra mim), ser pedida em casamento, casar, ter filhos, ter a minha casa e morar fora do país (além de uma lista gigantesca de lugares que eu
sonho em conhecer) e o sonho de morar fora do país era o único que me faltava. Caramba! Agora que escrevi isso me passou um filme na cabeça e como sou grata por tudo isso, porque pra você que está chegando agora e ainda não conhece a minha história pode parecer pequeno, ou bobagem, mas em breve eu vou compartilhando as minhas experiências de vida e entenderão melhor. Enfim, eu trabalhei por muitos anos com viagens e intercâmbios, o que fomentou ainda mais esse sonho e eu me lembro que era tão gostoso ver tanta gente também realizando esse sonho. Eu ficava tão feliz de participar dessa realização na vida das pessoas. Eu realmente vibrava por elas. Mas o fato é que a minha realidade na época era bem distante de tudo isso, mas eu tinha fé de que um dia poderia realizar isso.
Mas voltando ao dia da decisão. Diego chegou em casa e disse: tem essa vaga que eleva a minha posição, disseram que é pra mim, porém é na Holanda e eu fiquei de dar uma resposta até quarta-feira (isso era uma sexta), porque antes de mais nada eu precisava falar com você.
Eu fiquei tão, mas tão feliz por ele! Eu sabia que era importante, eu sei o quanto ele se dedica, o quanto ele é digno dessa promoção. E eu nem pensei (não que ao pensar nisso hoje eu teria feito diferente! rs), só disse: Diego eu sempre disse a você que quando
esse momento chegasse você não precisaria do meu consentimento, era só me ligar pra avisar e quando você chegasse em casa as malas já estariam prontas! (E eu perdi as contas de quantas vezes eu disse isso!) E ele: Eu sei, mas lá se fala holandês como primeira língua,
é uma cidade de interior, o clima é bem diferente e eu quero que você esteja totalmente de acordo, porque somos uma #família.
Nesse momento me veio um dejavu de uma viagem nossa em 2019 em que passamos
alguns dias em Amsterdã e eu sentei em uma calçada, comecei a observar um canal em silêncio e
ele me questionou se havia acontecido algo para eu estar tão calada e eu respondi: Estou com uma sensação de estar em casa aqui, um dia nós iremos morar aqui, nem que sejamos velhinhos, ou se nada der certo na nossa vida a gente vende nosso apartamento (da época) vem pra cá, nos vestimos de duendes e saímos pelas ruas em busca de uns euros. (e foi neste momento que fiz esse story no Instagram). Então na minha cabeça já estava tudo certo.
O processo foi mais demorado não pelo visto, mas pelo processo interno da empresa, ele teve que conversar com diversas pessoas até estar tudo 100% certo da nossa mudança.
Pra quem me acompanha pelo Instagram foi por isso que demorei para contar.
Diego veio em junho para Enschede para participar de uma série de reuniões e conhecer a cidade melhor, eu vim no início de agosto para conhecer a cidade, já alugar uma acomodação temporária, abrir conta em banco.
E foi por isso que nos mudamos pra cá!
Chegamos dia 20 de agosto de 2023.
Se você tem alguma dúvida sobre a cidade me manda nos comentários, ou compartilha aqui comigo como está sendo ou foi a sua experiência em mudar de país.
Minha blogueira favorita!❤